A entrevista do The Guardian também observou que Garland ainda planeja trabalhar como roteirista, que será seu foco durante sua pausa na direção. Isso é uma notícia importante e bem-vinda, dada a excelente produção de Garland como roteirista no passado. Como roteirista e diretor, sua série de “Ex Machina”, “Annihilation”, o programa de TV “Devs” e, sim, até mesmo “Men” (as coisas mais próximas que chegamos de um “Attack on Titan” de ação ao vivo adequado “) já é fantástico, mesmo antes de incluir “Guerra Civil”.
Mesmo assim, seu trabalho como roteirista resultou em dois dos melhores filmes britânicos dos anos 2000: “28 Dias Depois” e “Sunshine”, do diretor Danny Boyle. O primeiro continua a influenciar os filmes de zumbis até hoje, enquanto “Sunshine” é um dos melhores filmes de ficção científica deste século, ponto final. Talvez esta seja uma oportunidade para Garland voltar a colaborar com outros diretores enquanto ele próprio deixa o cargo – digamos, com o tão aguardado “28 anos depois?”
Ainda é uma pena, dadas as razões de Garland para ir embora. O homem sempre falou sobre como a direção é desgastante para ele. Além do mais, ele admitiu que realmente dirigiu apenas “por conveniência” e por ansiedade ao ver um diretor bagunçar sua escrita.
Honestamente, esse é um motivo tão bom para se afastar do emprego quanto qualquer outra coisa, e quem sabe – talvez ele encontre a paixão por dirigir mais uma vez no futuro.
“Guerra Civil” estreia nos cinemas em 12 de abril de 2024.