De volta a “John Wick: Capítulo 3”, o assassino titular sacrificou seu dedo para provar sua lealdade à Mesa Alta – o grupo sombrio que supervisiona a rede internacional de assassinos à qual Wick pertencia anteriormente. Falando à Motion Picture Association, o diretor Chad Stahelski explicou que esse ato de remover o dedo representava “tirar a capacidade de simbolizar a união ou o amor”. O que é muito bom, mas para o quarto filme significava que todas as cenas com John Wick deveriam apresentar um Keanu Reeves sem dedos.
Os supervisores de efeitos visuais Jonathan Rothbart e Janelle Croshaw Ralla falaram sobre o desafio que isso representou em uma entrevista para a revista online focada em VFX Befores and Afters. A dupla revelou que Reeves realmente usaria um dedo preto especial ou “preservativo do chef” em seu dedo durante as filmagens, o que tornou a remoção digital muito mais fácil. Rothbart acrescentou:
“Um dos meus trabalhos no set tornou-se, toda vez, verificar se ele tinha isso lá, porque Keanu odiava usar aquela coisa. Estávamos tentando mitigar o trabalho tanto quanto possível, sempre tendo essa camisinha preta no dedo. Então essas equipes de efeitos visuais fizeram um trabalho incrível ao remover o dedo.”
É meio engraçado pensar que em um filme que exige tanto de Reeves fisicamente, sua maior queixa era usar um dedo mindinho confortável.