Depois de Jim Samples, o executivo do Cartoon Network que supervisou o sinal verde de desenhos animados de sucesso como “Samurai Jack”, “Ben 10”, “Codename: Kids Next Door” e “The Grim Adventures of Billy & Mandy”, saiu, um novo regime do popular canal a cabo focado em animação mudou de tática. Quando Stuart Snyder assumiu em meados de 2007, ele tinha um mandato totalmente novo para o Cartoon Network – nada de coisas estranhas (como uma paródia de “Deus Imperador de Duna”, provavelmente).
Falando com o Buzzfeed, o criador de “The Marvelous Misadventures of Flapjack”, Thurop Van Orman, lembrou-se de Snyder dizendo: “'Não queremos nada estranho ou qualquer coisa em que qualquer mãe saia da cozinha e diga: 'O que você está assistindo?'”
Agora, isso não quer dizer que Snyder falhou nesse comando, ou que sua definição da palavra “estranho” seja diferente da deste escritor, mas seu mandato foi repleto de programas que você poderia chamar de “estranho” e faria uma mãe dizer “O que você está assistindo?”
“O Incrível Mundo de Gumball”, “Tio Avô”, “Regular Show”, um programa de TV baseado na revista MAD, “Adventure Time”. Todos esses programas são experimentais com muitas imagens bizarras e humor. Claro, Snyder supervisou a criação do super hit “Teen Titans Go!”, mas mesmo esse programa é estranho (lembra daquela vez que Robin explicou equidade para as crianças?).
Há também “Flapjack”, um programa sobre um menino cujo melhor amigo é um capitão do mar constantemente bêbado com xarope de bordo, com os dois vivendo na boca de uma baleia comendo doces o tempo todo. O show recebeu sinal verde pouco antes da partida de Samples, e os episódios já estavam em desenvolvimento quando Snyder iniciou seu mandato, incluindo um episódio inicial em que Flapjack e o Capitão K'nuckles correm com um tubarão mecânico pelo aterrorizante “Mar de Dentes”. Como Van Orman disse ao Buzzfeed sobre o mandato de Snyder: “É um pouco tarde para isso”.
Quando o Cartoon Network foi lançado em 1992, ele rapidamente passou a dominar o espaço de animação na TV como sucessor do Hanna Barbera Studios. O canal sempre foi um local de experimentação, onde surgem novas tendências da animação americana, a começar pela série de desenhos animados dos anos 90 que nos deu “Johnny Bravo”, “O Laboratório de Dexter” (que também foi a razão pela qual obtivemos “As Superpoderosas Girls”) e “Cow and Chicken”, o programa estrelado por um demônio nu.
É uma crença comum entre um determinado grupo demográfico que o Cartoon Network atingiu o pico no início dos anos 2000 e, na época de “Flapjack”, o canal havia deixado de ser o principal fornecedor de desenhos animados. A crítica é que os dias de experimentação acabaram e que os desenhos animados mais recentes não eram tão fundamentados, complexos ou adultos como eram antes. Claro, isso é errado, e pensar isso é simplesmente mostrar que você não assistiu desenhos animados nos últimos 15 anos. Praticamente não existe nenhum desenho animado americano moderno que não tenha sido de alguma forma influenciado ou pelo menos compartilhado uma equipe com “Hora de Aventura”, que por sua vez compartilhou muitos membros da equipe e ideias com “Flapjack”. Esses dois programas foram tão inovadores e experimentais quanto qualquer coisa feita no Cartoon Network antes, e sem dúvida mais estranhos – apesar dos melhores esforços de Stuart.