Este projeto demorou muito tempo para se concretizar. Em 2017, o diretor de “San Andreas”, Brad Peyton, assinou contrato para uma versão do filme estrelada por Jason Momoa, conhecido por “Aquaman”. Desde então, Momoa se tornou uma das maiores estrelas de Hollywood e, quando assinou o contrato para o filme, ainda não havia alcançado o sucesso de US$ 1 bilhão com “Aquaman”. Muita coisa mudou desde então.
Em 2019, o roteirista de “John Wick”, Derek Kolstad, escreveu uma versão do roteiro enquanto Peyton ainda estava envolvido. Isso foi antes da pandemia paralisar a indústria do entretenimento em Hollywood por meses, o que certamente afetou o andamento desse projeto. Em determinado momento, Michael Dowse (“Stuber”) também foi cogitado para assumir a direção. Parece que a Universal finalmente está determinada a levar esse projeto adiante.
Uma das principais diferenças entre aquela época e agora é que Hollywood finalmente quebrou a maldição dos filmes baseados em videogames. Produções como “Sonic the Hedgehog” e “The Super Mario Bros. Movie”, entre outros, foram bem recebidas pelo público. O tempo em que se presumia que filmes baseados em videogames seriam fracassos parece ter ficado para trás. Na TV, as coisas estão ainda melhores, com séries como “The Last of Us” recebendo grande aclamação. Talvez seja positivo que esse filme tenha passado por um longo período de desenvolvimento. Veremos como as coisas evoluem à medida que o projeto avança.
O filme “Just Cause” ainda não possui uma data de lançamento definida.