Em vários aspectos, “A Faculdade” é um retrocesso aos clássicos filmes de ficção científica com toques de terror dos anos 50, onde uma raça alienígena começa a dominar o corpo docente e os alunos de uma escola secundária americana. Cabe a um grupo de desajustados não apenas evitar serem transformados em pessoas do grupo, mas também matar os alienígenas antes que eles tenham a chance de se espalhar para a comunidade em geral.
Como é possível que “A Faculdade” não tenha gerado uma franquia? Foi lançado no final dos anos 90, em uma era de ouro do terror adolescente, e possuía um elenco de jovens atores cujas respectivas estrelas estavam crescendo rapidamente, incluindo Elijah Wood, Josh Hartnett, Clea Duvall e Salma Hayek. E, no entanto, “A Faculdade” foi um filme completo, apesar de ter se tornado um clássico cult.
Então, o que deu errado? Certamente não foi nas bilheterias – “A Faculdade” arrecadou mais de US$ 40 milhões com um orçamento modesto de US$ 15 milhões, longe de ser um fracasso financeiro. Não foi adorado pela crítica, mas no geral foi recebido de forma relativamente positiva. É possível que “A Faculdade” tenha sido simplesmente ofuscada pelos destruidores adolescentes que eram populares na época, especialmente porque esse tipo de híbrido de terror e ficção científica não estava necessariamente na moda quando foi lançado.