Filmes de terror da corporação Disney? Agora vimos de tudo! Na verdade, os filmes de ação ao vivo da Disney (e seus filmes de animação, nesse caso) costumavam ter um toque sombrio no passado, mesmo que o assustador festival dos anos 80, “O Observador na Floresta”, possa ter ido um passo além da maioria. Estrelado por Kyle Richards e Lynn-Holly Johnson como duas irmãs que se mudam com seus pais para uma propriedade inglesa, onde são assombradas por uma entidade misteriosa na floresta próxima. Bette Davis também faz uma aparição em um de seus últimos papéis no cinema como a excêntrica Sra. Eylwood, que também reside na propriedade, lamentando a perda de sua filha adolescente décadas antes.
O filme deveria terminar com uma sequência de efeitos especiais, incluindo um alienígena levando uma das garotas para sua nave espacial, mas eles não conseguiram finalizá-lo a tempo de sua estreia nos cinemas. Por isso, lançaram um final incompreensível que provavelmente não fazia sentido, nem mesmo para as pessoas que trabalharam no filme. O resultado foi desastroso – “The Watcher in the Woods” foi amplamente criticado e retirado dos cinemas apenas 10 dias após sua chamativa estreia no Ziegfeld Theatre, em Nova York.
No entanto, ao contrário da versão original de “The Watcher in the Woods”, esta história tem um final feliz. A Disney passou os 18 meses seguintes editando o filme, eventualmente lançando-o no final de 1981. Embora ainda não tenha sido particularmente bem recebido, estava bem longe do fracasso completo que haviam lançado nos cinemas anteriormente.