Embora George R.R. Martin não mencione o nome de “The Once and Future King” aqui, em outra postagem no blog ele diz que o falecido autor e roteirista Harlan Ellison propôs que ele trabalhasse na reescrita do episódio. Martin escreveu cinco roteiros ao longo de uma temporada e meia da série, começando com o episódio anterior ao de Elvis: o final da temporada “O Último Defensor de Camelot”.
Sua contribuição estendeu-se além das palavras na página. “Eu estava profundamente envolvido em todos os aspectos de cada um deles”, explicou Martin. “Eu não apenas escrevi meu roteiro, entreguei-o e fui embora. Participei das sessões de elenco. Trabalhei com os diretores. Estive presente nas leituras da mesa.” Ele também observou que assistiu a ensaios de dublês, assistiu a filmagens de diários e capturou parte do processo de edição. Foi uma abordagem holística para fazer TV que, segundo ele, é mais rara hoje devido à tendência de escrita em “mini salas”.
Com décadas de retrospecto, as opiniões sobre “The Once and Future King” – e a reinicialização de “Twilight Zone” dos anos 80 como um todo – permanecem confusas. Existem vários tópicos do Reddit e postagens no fórum que consideram o episódio um dos melhores da série de reinicialização, mas na verdade não é classificado como um dos mais bem avaliados entre os fãs no IMDb. A série inteira não está disponível em streaming, tornando difícil para os novos fãs decidirem se vale ou não a pena assistir ao episódio. Mas, tendo visto, posso atestar que é uma fatia inadvertidamente boba de narrativa de alto conceito, apresentando duas ótimas performances de Yagher.