Quando “Madripoor Knights” termina, “Wolverine: Deep Cut” começa. Assim como aquela série, esta mostra Claremont reconstruindo sua passagem por “X-Men” e finalmente concluindo. “Deep Cut”, anunciada como uma minissérie de quatro edições, se passará durante um dos períodos posteriores da carreira de Claremont, a “Era Outback” (aproximadamente nas edições #229-252 de “Uncanny X-Men”).
Após o crossover de “Queda dos Mutantes” de 1988, alguns dos X-Men (Wolverine, Tempestade, Vampira, Colossus, Psylocke, Dazzler, Longshot e Havok) foram considerados mortos. Eles decidiram manter as coisas assim, operando em segredo a partir de uma base remota no Outback australiano; o mutante aborígine Gateway usava seus poderes de teletransporte para enviá-los em missões secretas ao redor do mundo.
Em “Uncanny X-Men” #246, Wolverine tirou uma breve licença. Quando ele voltou, os X-Men foram devastados pelos ciborgues Reavers (liderados por Donald Pierce e Lady Deathstrike). De acordo com um comunicado da Marvel, “Deep Cut” finalmente explorará o que Logan estava fazendo durante seu breve hiato. A arte e as solicitações atualmente lançadas para “Deep Cut” sugerem que esta missão verá Wolverine enfrentar seu inimigo, Dentes de Sabre, e os asseclas mutantes do Senhor Sinistro, os Marotos. (Dentes de Sabre fez sua estreia em “X-Men” como parte dos Marotos durante o evento “Massacre de Mutantes”.)
Embora “Deep Cut” tenha um escopo limitado por ser uma história em quadrinhos para preencher lacunas, vindo do autor original lhe dá mais legitimidade. Claremont e Salazar transformaram “Cavaleiros Madripoor” em uma brincadeira divertida e estou confiante de que eles podem fazer o mesmo aqui.
A edição nº 1 de “Wolverine: Deep Cut” será publicada em 3 de julho de 2024.