O melhor filme de Tim Burton, de acordo com sua página do Rotten Tomatoes, é “O Estranho Mundo de Jack”. Agora, a maioria dos fãs saberá que ele forneceu a história, o design dos personagens e co-produziu o filme, mas não o dirigiu. Esse trabalho foi assumido pelo especialista em stop motion Henry Selick, que dirigiria “James e o Pêssego Gigante” e “Coraline”. Então, o que está acontecendo aqui?
Bem, como Burton foi tão importante na criação do filme, “O Estranho Mundo de Jack” está incluído no ranking de seus filmes da RT e conseguiu se tornar seu filme mais revisado, com uma pontuação crítica de 95%, seguido de perto por “Ed Wood” com 92%. Na verdade, quando foi lançado, a Disney comercializou o filme como “O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton”, o que foi uma jogada astuta, considerando o sucesso pós-“Batman” e “Edward Mãos de Tesoura” do cineasta no início dos anos 90.
Não que Burton se importe com o Rotten Tomatoes – e não deveria, considerando que este é o site que afirma que existem apenas dois filmes de ficção científica perfeitos na história do cinema – mas trabalhar durante décadas como cineasta e depois ter aquele um filme que você entregou a outro diretor e se tornou o filme com maior crítica certamente não é o cenário ideal para Burton. Novamente, nada disso é tão importante – apenas uma pequena estranheza que surgiu no decorrer da impressionante carreira do homem.