“Sherlock Hound” e “Nadia: O Segredo da Água Azul” são títulos nos quais Miyazaki trabalhou inicialmente, mas não estava muito envolvido e acabou deixando para outros concluírem.
Embora ele tenha atuado como diretor no programa anterior, foi apenas nos primeiros seis episódios. A história realmente é apenas “Sherlock Holmes” com cachorros, mas os episódios são visualmente deslumbrantes e divertidos de assistir. Há até ecos do trabalho posterior de Miyazaki em “Lupin III”. No final das contas, porém, o espólio de Sir Arthur Conan Doyle questionou o show e suspendeu a produção, após o que Miyazaki saiu devido a outros compromissos. Ainda assim, algo ficou com ele, visto que seu próximo show tinha vibrações steampunk semelhantes ao estilo Júlio Verne, assim como muitos outros projetos nos quais ele trabalharia mais tarde. A ideia de personagens animais antropomórficos e criaturas mágicas em “Sherlock Hound” também é algo que ele revisitaria no futuro, principalmente em “Porco Rosso”.
Enquanto isso, “Nadia: O Segredo da Água Azul” foi baseado em uma ideia de Miyazaki e inspirado na escrita de Verne, especialmente “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Originalmente, Miyazaki queria fazer um show chamado “Volta ao Mundo em 80 Dias pelo Mar”, mas depois que ele desmoronou, ele canibalizou o conceito e incorporou elementos dele em tudo, desde “Future Boy Conan” até “Castle in the Sky”. “
“Nadia”, por assim dizer, se passa em um universo alternativo por volta de 1889. Lá, uma adolescente chamada Nadia é perseguida por ladrões de joias em busca de um pingente que ela possui. Ela finalmente é resgatada pelo Capitão Nemo no Nautilus e eles unem forças para lutar contra os Neo-Atlantes (que buscam dominar o mundo), enquanto exploram os mistérios do mundo e as origens e poderes secretos de Nadia. O show foi dirigido pelo grande Hideaki Anno, que foi mentor de Miyazaki por um tempo, e apresenta vários itens básicos de Miyazaki, incluindo uma corajosa heroína com uma conexão inextricável com a natureza. No geral, porém, parece principalmente o trabalho de Anno (ele inicialmente imaginou “Evangelion” como uma sequência deste show).