Quando Drummond se casou com Maggie na temporada de “Diff’rent Strokes” de 1984, ela veio com um enteado precoce na forma de Sam, interpretado pelo boneco ruivo Danny Cooksey. “Diff’rent Strokes” foi o primeiro grande show de atuação de Cookey depois de uma aparição única em “The Dukes of Hazzard” e levou a uma carreira prolífica que dura até hoje. Cooksey era uma figura polêmica entre os fãs de “Strokes”, pois sofria da síndrome do primo Oliver; os produtores pareciam sentir que Coleman, Bridges e Platão estavam ficando velhos demais para sustentar o elemento “garoto fofo” do show e enviaram um novo filho para fornecer. A polêmica foi compensada pelo talento de Cooksey; ele era um garoto engraçado.
Cooksey também teria um papel regular na sitcom de 1986 “The Cavanaughs”, bem como no programa da Nickelodeon “Salute Your Shorts”. Ele apareceu como amigo hacker de John Connor em “Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”, de 1991, e dublou o perverso Montana Max em “Tiny Toon Adventures”. Além disso, ele teve dezenas de outros papéis de voz, aparecendo em “Pound Puppies”, “Superman”, “As Aventuras de SuperTed”, “Hey Arnold!”, “Pepper Ann”, “Static Shock”, “Invader Zim” e “Confronto Xiaolin.” Ele ainda dá voz a projetos de animação, tendo atuado mais recentemente em “Long Gone Gulch”, de 2021.
Cooksey também teve uma carreira musical notável, tendo atuado como vocalista da Bad4Good, uma banda adolescente formada por Steve Vai. Ele lançou vários discos além disso. Aos 48 anos, ele é casado, tem um filho e vive feliz.