Conforme Nicolo Laurent disse em seu Twitter, a primeira temporada de “Arcane” levou seis anos para ser feita, a maior parte em pré-produção. Embora não saibamos os números exatos do orçamento, o co-criador e produtor de anime de Toonami, Jason DeMarco, apontou que o programa tinha um orçamento muito maior do que a maioria dos programas de animação. “[The] orçamento está MUITO além de um orçamento normal de animação de TV em muitos milhões de dólares”, DeMarco twittou. “É literalmente uma das séries de animação mais caras do mercado.”
Claro, ser cauteloso ao transformar um programa não exibido em uma franquia é uma abordagem bastante inteligente – especialmente no cenário atual repleto de franquias – quando os streamers também estão cancelando séries antes mesmo de terem a chance de prosperar. O problema é que é bastante improvável que a Riot Games realmente não esperasse que “Arcane” fosse um sucesso grande o suficiente para garantir uma segunda temporada, quando gastaram tantos anos (e tantos milhões de dólares) fazendo a primeira. O estúdio tem tanto dinheiro que Bob Esponja não poderia enterrá-lo, destruí-lo ou queimá-lo em uma única vida, mas ainda assim, essa é uma desculpa esfarrapada.
Pior ainda, é simplesmente uma mentira que nenhum trabalho tenha sido feito na 2ª temporada antes da notícia da renovação – a menos que o estúdio literalmente apagasse todos os arquivos e destruísse todos os documentos. Mesmo que os roteiros ainda não tenham sido escritos e a animação não tenha começado, eles ainda possuem os recursos da primeira temporada. O estilo visual já está desenvolvido e os personagens principais já desenhados. Isso não quer dizer que a Riot e o estúdio Fortiche poderiam ter feito e lançado a temporada em um ou dois anos, mas alguns trabalhos tem já foi feito na 2ª temporada, o que deve reduzir o tempo necessário na pré-produção.