Em um vídeo de atualização de notícias de “Silent Hill Transmission”, a Konami compartilhou uma primeira olhada exclusiva em “Return to Silent Hill”, junto com uma nova entrevista com Gans, que revelou que “Return” será fortemente baseado no videogame “Silent Hill 2”. Ele explicou que considera os primeiros quatro jogos “obras-primas” e que está animado para adaptar a entrada “mais adulta” da franquia, dizendo:
“É a história de James Sunderland. Ele perdeu sua amada noiva e decide voltar para Silent Hill para encontrá-la. E ele percebe que, basicamente, a cidade mudou. Tornou-se algo como o inferno, seu próprio inferno. E ele está percorrendo todos os círculos do inferno para encontrar sua esposa e também encontrar, em algum lugar, a verdade sobre si mesmo. Este filme adiciona uma camada emocional ao terror e, certamente, por causa disso, o horror é ainda mais perturbador. Considero que o primeiro filme foi como uma jornada épica de terror. Este é muito mais um mergulho profundo no terror psicológico.”
Muitos dos monstros mostrados nos dois primeiros filmes de “Silent Hill”, como Pyramid Head e as enfermeiras sem rosto, são na verdade considerados aspectos da psique torturada de James nos jogos, o que tornou sua ausência e sua inclusão um verdadeiro obstáculo para alguns fãs de jogos. Sua adesão ao universo cinematográfico de “Silent Hill” dará a Gans a oportunidade de potencialmente corrigir alguns erros, em termos de história, e dar aos fãs o que eles sempre quiseram.