Por mais frágil que seja o enredo do Observer, o enredo emocional deste novo episódio é surpreendentemente forte. O Rick que encontramos no início do episódio está deprimido, bebendo no início do dia e exausto demais para embarcar em qualquer aventura com Morty. Ele ainda está se recuperando dos eventos do confronto climático da semana passada com Rick Prime e precisa de algo para trazê-lo de volta ao que era antes.
De muitas maneiras, é bom que esta semana não tenha realmente um enredo de aventura completo, porque Rick não teria sido capaz de lidar com isso agora. Ele precisava de um conflito bobo e de baixo risco para se envolver, nada muito louco. Quando se trata de retornar às aventuras clássicas de Rick e Morty que tanto amamos, Rick precisava primeiro mergulhar os pés na água, e não mergulhar de volta.
No que diz respeito a um episódio sobre como tirar alguém de um estado depressivo, ‘Rickfending Your Mort’ é notavelmente nada sentimental. As memórias que o Observer escolhe da vida de Rick não são lisonjeiras, nem pintam suas aventuras com Morty de uma maneira positiva. Mas, assim como “Total Rickall” da 2ª temporada, outro episódio quase-clip em que a família Smith é atacada por parasitas de memória, sabemos que Rick nunca seria influenciado por memórias que fossem muito felizes. É uma realidade confusa, caótica e cínica que Rick realmente ama, e este episódio tem como objetivo lembrá-lo disso e encorajá-lo a voltar. No final deste episódio, Rick está de volta ao que era antes, e foram necessários apenas alguns alienígenas oniscientes irritantes para conseguir isso.
Novos episódios de “Rick e Morty” são lançados todos os domingos no Adult Swim.