Se “Velozes e Furiosos 6” provou que a franquia tinha um rico grupo de personagens, “Velozes e Furiosos 6”, de 2013, demonstrou que a série não tinha teto em termos de tom, gênero e enredo. A equipe é retirada da “aposentadoria” por Hobbs ao descobrir que o mercenário desonesto Owen Shaw (Luke Evans) contratou um novo membro da tripulação: uma amnésica Letty. Acontece que Shaw resgatou Letty após seu acidente quase fatal, e agora ele procura o Nightshade, um dispositivo que pode comprometer tudo o que é eletrônico no mundo. A equipe de Dom rastreia Shaw e o impede enquanto vira Letty de volta para o lado de Good. No entanto, Gisele se sacrifica durante a batalha final, e a queda de Shaw enfurece seu irmão, Deckard Shaw (Jason Statham), que busca vingança aparentemente matando Han em Tóquio (permitindo assim que a linha do tempo da série finalmente alcance os eventos de “Tóquio”. Drift”) e explodindo a casa dos Toretto em Los Angeles.
Em “Velozes e Furiosos 7” de 2015, Dom, Letty, Brian, Mia, Roman, Tej e Hobbs, em recuperação lenta, tentam impedir Shaw de adquirir o Olho de Deus, uma poderosa tecnologia de mecanismo de busca criada pelo mestre hacker Ramsey (Nathalie Emmanuel). , e são ajudados por um representante de uma misteriosa agência de espionagem americana, Mr. Nobody (Kurt Russell). Enquanto o ator Paul Walker morreu tragicamente durante a produção, o filme permite que Brian viva, o personagem optando por se aposentar da equipe junto com Mia e seu filho.
“The Fate of the Furious” de 2017 apresenta uma ciberterrorista malvada, Cipher (Charlize Theron), que usa Elena e seu filho secreto com Dom como isca para “transformar” Dom para seus próprios propósitos, roubando a Nightshade e o Olho de Deus. Enquanto a equipe consegue parar Cipher com a ajuda financeira do membro da Agência Little Nobody (Scott Eastwood), ela escapa após assassinar brutalmente Elena. Hobbs e Shaw seguem para seu filme derivado, onde a dupla relutantemente ajuda os governos britânico e americano a reprimir um culto apocalíptico de alta tecnologia.