Não há dúvida de que os fãs de Star Trek, conhecidos como Trekkies, valorizam profundamente as lembranças e a história da franquia. Isso justifica por que, em vez de simplesmente vender o modelo da Enterprise por dinheiro rápido, o vendedor anônimo decidiu procurar os canais apropriados e garantir que o artefato de valor inestimável retornasse ao seu legítimo dono. Mas como esse modelo acabou perdido? Bem, Gene Roddenberry emprestou originalmente o modelo para ser utilizado durante a produção do subestimado filme “Star Trek: The Motion Picture”, de 1979, e então ele desapareceu misteriosamente. O vendedor afirmou tê-lo encontrado em uma unidade de armazenamento, mas o caminho exato que o modelo percorreu até chegar lá provavelmente nunca será conhecido.

Para confirmar completamente a autenticidade da descoberta, Eugene Roddenberry contou com a ajuda de Michael Okuda, supervisor de arte de “Star Trek”, Denise Okuda, artista de efeitos visuais da franquia, e Gary Kerr, consultor técnico, o último dos quais usou uma foto antiga do modelo dos anos 1960 como ponto de comparação. De acordo com Eugene:

“Passamos pelo menos uma hora fotografando, inspecionando a pintura, verificando a sujeira, olhando sob a base, a pátina do suporte, as fibras da madeira… Foi unânime: ‘Este é 100% aquele.'”

Dessa forma, um antigo mistério no universo de Star Trek foi finalmente resolvido.