A maioria das batalhas em “Game of Thrones” é entre exércitos enormes, mas a batalha no gelo em “Além da Muralha” é um pouco diferente porque é um exército de Caminhantes Brancos e Wights atacando um grupo de indivíduos. É um caos e, eventualmente, dragões aparecem para torná-lo ainda mais caótico, mas a parte mais fascinante para muitos fãs ocorre quando Tormund quase morre e parece, por um momento, que ele realmente se foi. Taylor explicou que havia apenas sete personagens para focar, mas todos eram importantes para o público, então eles decidiram tornar a batalha mais uma “questão de intimidade” em vez de escala. A quase morte de Tormund faz com que as apostas pareçam muito maiores, e então serve como um golpe duplo perfeito quando Jon Snow (Kit Harington) está em perigo muito pior. Taylor disse ao Vulture:
“Quando Tormund quase foi morto na ilha, isso não estava no roteiro. Isso foi algo que fabricamos porque queríamos usar o fato de que o público se preocupa com esses personagens e espera que alguém morra. coisa: ‘Bem, é crível que Tormund possa morrer aqui. [Laughs.] Ninguém acha que Jon Snow vai morrer no penúltimo episódio da 7ª temporada. Então não falamos muito sobre isso. Ele teve uma ação maravilhosa, mas não o colocamos em perigo como fizemos com Tormund na ilha. Mesmo quando Jon cai no gelo, acho que você pensa que ele vai voltar novamente.”
Jon Snow sobrevive milagrosamente, talvez por causa da teoria dos fãs de que ele é o verdadeiro Azor Ahai renascido ou talvez porque simplesmente não fazia sentido matá-lo duas vezes, mas é assustador de qualquer maneira.