Cohen queria abordar o momento “Eureka!” ao descobrir a existência do livro de 2013 “Os Simpsons e seus segredos matemáticos”, de Simon Singh. O livro, descobriu Cohen, aprofundou-se nas piadas matemáticas que ele e outros escritores de “Simpsons” há muito apimentavam no programa, e ele ficou lisonjeado e surpreso por Singh não apenas ter entendido as referências, mas essencialmente pensado em anotá-las. Cohen relembrou o livro, achando-o opressor. Ele disse:

“Este é um capítulo muito surreal na história de ‘Os Simpsons’ e ‘Futurama’, este livro que Simon Singh escreveu. A razão é que quando começamos a colocar pequenas piadas matemáticas no fundo de ‘Os Simpsons’ – que é o tema do livro, acho que devo dizer – as piadas que estávamos contando não eram realmente destinadas a um público de massa. A razão pela qual começamos a incluir essas piadas foi que tínhamos um espaço vazio no fundo de um programa de animação e pensamos: ‘Oh! você sabe, ‘Já escrevemos essa cena, mas ainda podemos colocar outra piada de fundo!'”

Já havia um quadro-negro na cena, imaginou Cohen, então seria melhor preenchê-lo com matemática de verdade. Isso daria ao programa um pouco de verossimilhança intelectual por trás da ampla idiotice da sitcom. Ele se sentiu à vontade para incluir algumas piadas mais inteligentes que só ele e seus antigos colegas de matemática entenderiam. Ele continuou:

“[H]Tendo vindo recentemente da ciência da computação, coloquei algumas piadas matemáticas em segundo plano, pensando: ‘Oh, meus velhos amigos vão gostar disso’, e alguns outros escritores de ciências e matemática fizeram coisas semelhantes. Nós realmente não planejamos que mais do que oito pessoas vissem essas piadas.”